top of page

"Equipado com os seus 5 sentidos, o Homem explora o universo á sua volta e chama á aventura Ciência ."  

- Edwin Powell Hubble, The nature of science, 1954
 

 

 

 

O meu trabalho​

O Preço da evolução

 

  

 "O preço da evolução" é um documentário, dirigido pelo diretor Nic Young, em 2003. 

 curar doenças.

    

Este documentário demontra a evolução da ciência genética e os respetivos problemas de ética, que se vão formando enquanto novos teste e expriências se realizam.

O DNA é uma molecula que contém todas as informações de um ser humano, sendo por isso chamada a molecula da vida.

O DNA é composto por milhões de genes, que por sua vez são formados por bases, citosina, guanina, adenina e timina.

Está hoje em dia a decorrer uma evolução no estudos dos genes e do DNA, e a leitura dos genes já é possivel, embora não seja acessivel a grande parte da população.

Esta leitura dos genes tem vários objetivos, tais como prevenir e curar doenças, como por exemplo o cancro e as diabetes.

            Embora a leitura e o estudo de genes possam ajudar a melhorar a qualidade de vida, causam alguns problemas éticos, pois quando os estudamos e possivelmente interferimpos nos genes, estamos a ir contra a Natureza, o que a longo prazo pode trazer grandes problemas.

                Prevê-se que no futuro os pais vão ter a possibilidade de escolher de antemão como os seus filhos vão ser depois de nascer, desde a a sua inteligência, da cor dos olhos á altura, escolhendo as suas melhores caracteristicas para passar ao sau filho, de forma a que ele nasça com todo o seu potencial.

          A clonagem é hoje um assunto muito sensivel, sendo um dos possiveis problemas a perda de identidade, e a necessidade de usar células estaminais, que, de outra forma, poderiam ter sido desenvolvidas e criar uma vida.

          A alteração de genes defeituosos e a sua substituição por saudáveis ainda está em fase exprimental, mas provou ter excelentes resultados quando bem sucedida.

          Várias experiências e estudos são realizados pelo mundo com um objetivo: criar orgãos artificiais, que, quado os originais puserem em risco a vida de alguém, são transplantados . Porém, ainda falta algum tempo até que estejam disponíveis .


   O DNA contém as intruções genéticas do nosso corpo, e, podendo ser manipulado, permite que testes sejam feitos, e novos resultados alcançados, levando ao desenvolvimento do conhecimento e dos seres Humanos.

 

 

Este é um excelente filme que retrata também os assuntos exibidos no documentário " O preço da evolução"

A Ilha

Nome: A ilha

Visto em: 22/10/2013

Actores principais: Ewan McGregor, Scarlet Johansson, Djimon Hounso, Steve Buscemi

Diretor: Michael Bay

Produzido em:2005

Ovelha Dolly

            A ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado, é, hoje em dia, o clone mais famoso.
A Dolly nasceu no dia 5 de Julho de 1996, de três mães. Uma forneceu o ovo, outra o DNA e a terceira carregou o embrião até ao nascimento. Foi clonada a partir de uma célula somática adulta, retirada de uma glândula mamária, utilizando o processo de transferência nuclear, realizado por Ian Wilmut e Keith Campbell.
            A Dolly vivia no instituto Roslin, e reproduzia-se e produzia crias normais, provando assim que os animais clonados conseguem reproduzir-se. No dia 14 de Fevereiro de 2003, com seis anos e meio, sofreu eutanásia, pois tinha artrite e adenomatose pulmonar, tumor pulmonar causado por um vírus, muito comum ás ovelhas criadas dentro de casa.
            Foram precisas cerca de 276 experiencias para atingir um animal clonado viável. Com a ovelha Dolly foi possível demonstrar que podemos tirar  uma célula diferenciada, e “faze-la voltar para trás”, reactivando os seus genes silenciosos in fazendo a célula comportar-se como se fosse um ovo recentemente fertilizado.

Relatório "A Ilha"

A Ilha

 

Indice:

  • Introdução:objetivos

                                      Ficha técnica

  • Desenvolvimento:síntese do filme

     Ideias principais

  • Conclusão

                                    

 

Visionamento: 22/10/2013

Ficha Técnica

A Ilha
Título Original: The Island
País/Ano de produção: EUA, 2005
Duração/Género: 127 min., Ficção Científica
Direção: Michael Bay
Elenco: Ewan McGregor, Scarlett Johansson, Djimon Hounson, Sean Bean, Steve Buscemi, Michael Clarke Duncan, Ethan Phillips, Brian Stepanek, Siobhan Flynn.

 

Objetivos

O visionamento do filme “A Ilha” na aula de biologia tem como objetivo abordar a matéria sobre a clonagem, a pensar nos objetivos da ciência ao clonar, e discutir questões científicas, éticas, culturais e religiosas ligadas á clonagem dos seres humanos, dado que o debate sobre a engenharia genética tornou-se mais aceso a partir do nacismento de Dolly, primeiro mamiferio clonado.

“A Ilha” aborda vários problemas éticos, tais como o facto de, embora eles sejam clones, são também humanos, e no filme são usados apenas como produtos, com o único objetivo de fornecerem parte do corpo para os seus “patrocinadores”(quem pagou para criar um clone).

 

 

Síntese:

Lincoln Six Echo vive numa comunidade fechada, alegadamente para a sua segurança, pois após um abuso constante do planeta, a Terra tornou-se inabitável. Um dos únicos sitios capazes de suportar vida é uma ilha, onde os cidadãos dessa comunidade são sorteados, através de uma lotaria, para lá viverem.

É nisto que Lincoln e os outros acreditam. Quando Lincoln, após uma conversa com um amigo na parte interna do edificio vê um inseto, começa a questionar-se porquê e como o inseto sobrevideu ao evento que, supostamente, vaporizou toda a vida do planeta.

Quando solta o inseto para ver por onde ele entrou, acaba por parar no hospital, onde está uma colega dele, que estava grávida e foi transferida para dar á luz. O que ele vê espanta-o por completo. Depois do nascimento do bebé, a sua colega é morta e a filha é entregue a duas pessoas, a mãe, igual á sua colega, e ao pai.

No dia seguinte, a sua amiga, Jordan Two Delta, é sorteada para ir viver na ilha. Lincoln consegue convece-la que aquele sitio é uma fraude, e a fugir com ele. Quando  chegam cá fora, pedem ajuda ao amigo de Lincoln, que aceita o pedido.

Cá fora, Lincoln tem como objetivo encontrar o seu patrocinador e dizer-lhe o que acontece aos clones e pedir-lhe ajuda para acabar com aquilo. Durante a viagem eles descobrem que a patrocinadora de Jordan estava em coma, e ia morrer.

No entanto, quando os dois entram em contacto com o “verdadeiro Lincoln” este não está inclinado a ajudá-los. Em vez disso diz ao agente que andava mandados pelo diretor da comunidade, que andava atrás deles desde de que fugiram, onde eles estão para os ir buscar.

Contudo, quando o agente fica indeciso qual deles é o clone, Lincoln Six  Echo põe a sua pulseira digital no seu patrocinador, e quando o agente vê a pulseira, mata o verdadeiro Lincoln.

A seguir, Lincoln volta á comunidade onde estão os outros clones, passando-se pelo seu patrocinador, para soltar os outros. No fim, ele consegue libertar toda a gente, e o diretor é morto.

 

 

 

Ideias principais:

Os direitos dos clones como seres humanos

Propósitos da clonagem: Transplante de orgãos

Perda de identidade dos seres clonados

 

 

Conclusão:

O filme aborda o tema da ética, já que clones, conscientes do mundo á sua volta, são criados e depois mortos para prolongarem a vida dos seus criadores, demonstrando  falta de insensibilidade por parte do responsável. O respeito inexistente pelas pessoas que viviam nas instalações e a sua falta de liberdade objetificam os clones, separando-os dos seres humanos, desde o facto de eles não poderem decidir o que comer nem o que vestir.

“A Ilha também” mostra como a clonagem pode ser benéfica, ao ajudar as pessoas a serem mais saudáveis e a viverem mais tempo, o desejo de muitas pessoas.

Na minha opinião o filme é uma boa representação sobre os tópicos dados nas aulas, e ilustra alguns problemas que hoje em dia são alvo da atenção de muita gente, relativamente á clonagem, os prós e contras de cada lado do argumento.

Actividade de ampliação:

O que determina a longevidade de um organismo?

 

As células do testículo humano, espermatogónios, têm uma capacidade de divisão celular quase eterna, originando constantemente novas células, que, por diferenciação, originarão espermatozoides. Formule hipóteses sobre:

a) a dimensão dos telómeros dos cromossomas destas células;

R:A dimensão dos telómeros mantém-se constantes, dado que as espermatogónios têm uma capacidade de divisão quase eterna.

 

b) o estado de ativação ou de inibição do gene para a telomerase

R: O gene está em estado de ativação para a telomerase, pois se não a célula não seria capaz de se dividir durante um período de tempo tão longo.

 

c) a presença ou a ausência da telomerase nestas células

R. Nestas células há presença de telomerase, dado que, mesmo após muias divisões celulares elas mantém o seu tamanho.

 

2. Considere o caso da clonagem da ovelha Dolly. Esta foi obtida a partir da fusão do núcleo de uma célula de uma glãndula mamária de uma ovelha, Bellinda, com seis anos, com um ovo anucleado de uma outra ovelha. Desde o seu nascimento até á sua morte, decorreram seis anos e sete meses. Qual seria a idade real da Dolly ao mmorrer? Justifique a sua resposta.

R: A idade real de dolly ao morrer seria aproximadamante 12 anos, pois ele foi clonizada a partirn de uma célula com seis anos de iades, e a partir dai continuou a dividir-se.

 

2.1 Sabendo que o tempo de vida médio das ovelhas é de cerca 12 anos, e fazendo referência ap telómeros, discuta a tese, muito defendida actualmente, da baixa longevidade dos clones.

R: Os clones têm uma baixa longevidade porque são clonados a partir de células que já sofrereram divisões mitóticas. os telómeros já sofreram uma diminuição de tamanho, logo, o tempo de vida dos cromossomas já é mais pequeno do que o normal.

Mapa de conceitos: reprodução assexuada

Relatório: observação de bolor

Colégio Vasco da Gama               2013/2014

 

 

 

Atividade laboratorial -   Observação de bolor

 

 

Trabalho realizado por: Sofia Cruz      11ºA nº20

 

 

Índice:

  • Objetivos

  • Introdução

  • Parte experimental

  • Resultados obtidos

  • Conclusão

  • Bibliografia

 

 

 

 

Objetivos:

Observar diferentes tipos de bolor e levedura do pão e estudar as suas características de forma a aprender a identificar fungos.

Introdução:

Os fungos são um grupo de organismos que, por não sintetizam clorofila, não terem celulose na sua parede celular (grande parte) e não armazenarem amido como substância de reserva, se diferenciam das plantas. São seres eucariontes unicelulares ou multicelulares, heterotróficos e são geralmente filamentosos.

As leveduras, como o bolor, são fungos que se apresentam sob uma forma unicelular. Como células simples as leveduras crescem e reproduzem-se mais rapidamente do que os bolores, e são mais eficientes na realização de alterações químicas por causa da sua maior relação área/volume.

 

Parte experimental

 

Material:

Lamelas

Lâminas

Microscópio

Pão com bolor

 

Procedimento:

  1. Raspou-se um bocado do bolor da superfície do pão

  2. Colocou-se o bolor sobre uma lâmina

  3. Comprimiu-se levemente o bolor

  4. Cobriu-se a lâmina com a lamela

  5. Colocou-se a lâmina no microscópio e observou-se os filamentos do bolor

 

 

Resultados obtidos:

Foi possível observar pelo microscópio as imagens do bolor do pão:

 

 

 

 

Conclusão:

Os fungos são importantes decompositores. Alimentam-se de substâncias orgânicas que se encontram no solo e na água. Por terem características próprias que não são encontradas noutros seres, os fungos foram classificados num reino só deles, Fungi.

O corpo dos fungos é composto por um com junto de filamentos, as hifas, que estão entrelaçadas e formam assim o micélio, que lembra uma minúscula teia de aranha. As hifas dos fungos penetram na matéria orgânica ou no corpo de organismos mortos, digerindo e absorvendo as substâncias

 

Bibliografia:

Google imagens

http://entendendoumpoucodeciencias.blogspot.pt/

http://www.ebah.com.br/

Poster sobre a visita de geologia no âmbito de geologia

Ribeira d’IlhasTraços geológicos

 

Introdução:  Ribeira d'Ilhas é uma praia situada na freguesia da Ericeira.

Nesta praia as rochas são constituídas por calcário, arenitos e argilas.

Escolheu-se esta praia pela sua diversidade geológica e no âmbito de uma visita de estudo para a disciplina de Biologia e Geologia, no dia 20 de Novembro.

Objectivos da visita: conhecer melhor a composição geológica de algumas praias ricas com informação fóssil, de maneira a montar uma história sobre o que aconteceu nessa zona   

Observações:

Nesta Praia encontram-se rochas sedimentares compostas por calcário, calco arenitos, arenitos e argilas. As camadas sedimentares estão recortadas por falhas.

Filões camadas e filões verticais são observáveis, mostrando a existência de superfícies que diferem no ângulo 

Plataforma de abrasão marítima, formada pela acção das ondas na base da arriba. É constituída materiais rochosos de diferentes dimensões, que ao passar do tempo sofrem erosão pelo movimento das ondas e da maré.

Falha normal

Dobra antiforma

Ciclos de vida

Ciclos de vida são sequências de etapas pelas quais um organismo passa desde a formação do ovo até ao momento em que ele próprio se reproduz.

Existem 3 ciclos distintos de vida:

Haplonte

Diplonte

Haplodiplonte

 

Os ciclos de vida dependem da altura em que ocorre em meiose, e ocorre alternância de fases:

  • Haplonte: a meiose ocorre após a formação do ovo-meiose pós-zigótica, ou seja, a única fase diplonte  é o ovo.

  • Diplonte: a meisose ocorre antes da fomação do gametas- meiose pré-gamética, ou seja, os gamtes são a única fase haplonte do ciclo diplonte.

  • Haplodiplonte:Há alternãncia de gerações esporófita e gametófita, onde os seres produzem alternadamente esporos e gametas. A meiose ocorre para a formação de esporos, é pré-espórica.

Mecanismos de evolução

Existem duas grandes correntes que explicam a origem e diversidade das espécies:

O fixismo e o evolucionismo

  • Fixismo: os seres vivos atuais mantiveram as mesmas caracteristicas desde de que apareceram, são imutávais

  • Evolucionismo:os seres vivos modificam-se ao longo do tempo.

 

Fixismo:

  • criacionismo

  • catastrofismo

  • geração espontânea

 

Hoje em dia, considerando argumentos de natureza paleontológica, anatómica, biogeográfica, embriológica e muitos mais, o evolucionismo é a teoria mais aceite a nivel global para explicar a diversidade e caracteristicas dos seres vivos, mais concretamente o neodarwinismo, que teve origem no darwinismo, e afirma que as mutações, recombinação genética, seleção natural e isolamento reprodutivo são os processos básicos da evolução.

Sistemática: sistemas de classificação

Em biologia os seres vivos são organizados de acordo com determinadas caraceristicas.

A sistemática é a ciência que estuda os seres vivos, as suas relações evolutivas, desenvolvendo sistemas de classificaçã

 

Os sistemas de classificação práticos foram criados para satisfazer as necessidades básicas, tais como que alimentos são venenosos ou não.

 

Os sistemas racionais consideram um pequenos número de caracteristicas, agrupando no mesmo sitio um grande número de seres vivos, num número reduzido de grupos, sendo também chamados sistemas artificiais.

 

A classificação NATURAL considera um maior número de de informação do que os ARTIFICIAS, mas ainda assim presas ás ideias do fixismo, os seres eram imutáveis e as classifcações estáticas e as caracteristicas avaliadas eram estruturais. Por estes motivos as classificações artificiais e naturais são designadas classificações HORIZONTAIS.

 

Com Darwib, aparecem os sistemas de classificação evolutivos ou filogenéticos. O fator tempo é importante e  natureza passou a ser dinâmica, fazendo este tipo de classificações sistemas VERTICAIS. Estes sistemas refletem o grau de parentesco entre as espécies e representam-se por ÁRVORES FILOGENÉTICAS.

 

Ao construir árvores filogenéticas os biólogos recorrem a dados:

  • Paleontológicos

  • Semelhanças estruturais

  • Bioquimicos

  • Embriológicos

 

 

Taxonomia

Taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos. Estabelece critérios para classificar todos os animais e plantas sobre a Terra em grupos de acordo com as características fisiológicas, evolutivas, anatómicas e ecológicas de cada animal ou grupo animal.

Na imagem ao lado estão as categorias taxonómicas mais utilizadas atualmente. Ao longo destas categorias os seres vivos diferenciam-se cada vez mais.

Geologia

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento

Com o crescimento da população humana, grandes áreas da superficie terrestre foram ocupadas. A ocupação desordenada agrava os riscos naturais e impõe a necessidade de um ordenamento eficaz do território.

 

Ordenamento do territóro é o conjunto de processos integrados de organização do espaço biofisico, tendo como objetivo a sua ocupação, utilização e tranformação de acordo com as capacidades do espaço.

 

Ocupação antrópica é a ocupação de grandes zonas e superficie terrestre pelo Homem com consequente modificação das paisagens naturais.

 

O geólogo deve intervir:

  • nos estudos de previsão e prevenção de catástrofws geológicas;

  • nos estudos do impacto ambiental;

  • na prospeção e explorção de matérias primas;

  • na construção de obras de engenharia de grande envergadura (estradas,pontes,barragens)

  • em estudos de medidas de proteção costeira e contribuir com os seus conhecimentos para o ordenamento do território.

 

 

 

Metagenómica

A Metagenómica é uma área científica recente e em grande desenvolvimento que consiste na análise de genomas, ou seja, na análise do DNA completo de cada organismo. A Metagenómica tem um papel fundamental na análise do genoma de microrganismos, pois não necessita que de isolar os microrganismos em cultura laboratorial, sendo possível analisar por exemplo o DNA de comunidades de microrganismos presentes em amostras de solo

bottom of page